Carregando...

Marketing

Como Identificar o Seu Público Alvo

Uma das dificuldades que muitos vendedores possuem na hora de vender ou na elaboração de uma campanha publicitária, é a definição de seu publico alvo. É necessário saber para quem deveria focar os seus esforços e recursos para alcançar, pois aquele tipo de pessoa está mais propenso a comprar seu produto. Este artigo possui o intuito de auxilia-lo nesta questão.

[Como Identificar o Seu Público Alvo]

       A definição do público alvo é essencial para o sucesso de seu negócio a curto, médio e longo prazo. Este parâmetro é necessário para o planejamento de um negócio, pois auxiliará na tomada de decisões, conquista de objetivos e na comunicação com os clientes. Resumindo, é importante saber quem vai comprar, pois você procuraria vender diretamente para esta pessoa, sem desperdiçar recursos com as que não comprariam. Não estamos dizendo que você deve vender exclusivamente para determinado público, mas fazendo desta maneira você estaria vendendo para quem realmente enxerga o valor.

       Exemplificando, não seria viável tentar vender uma mochila infantil a um executivo ou gravatas a uma criança, utilizando as técnicas listadas abaixo, você estará apto a identificar seus principais compradores, vendendo mais e melhor.

 

  1. Saiba para que serve o seu produto:

 

Qual o problema o seu produto ou serviço resolve?

-Ajudará seus clientes a perder peso?

-Seu serviço ajuda na gestão financeira?

-Resolve problemas estéticos em carros?

 

Está simples pergunta já é útil para traçar possíveis interessados no seu produto. Supondo que seu produto ajuda a emagrecer, o seu publico alvo serão pessoas que querem emagrecer, se seu produto faz crescer cabelo, seu público alvo será pessoas com problemas capilares.

 

  1. Quem geralmente costuma a ter problemas, no qual o seu produto ou serviço resolve?

       

       Já sabendo o problema no qual o seu produto ou serviço resolve, basta pensar em quem é mais propenso a ter o problema. Voltando ao exemplo do produto capilar, as pessoas que encaixam nesse fato são homem de meia idade e avançada. Eles possuem um problema que você tem a solução, logo, seu público alvo devem ser homens com problemas capilares.
 

      Uma dica aqui é diferenciar o seu produto aos demais do mesmo nicho, por exemplo, existem diversos produtos que auxiliam no crescimento capilar, então use um benefício real de seu produto para diferencia-lo dos demais, Um bom exemplo é o seu produto além de auxiliar no crescimento capilar também tornar o cabelo mais hidratado ou fazê-lo crescer mais rapidamente.

 

  1. Pontos adicionais relevantes para a análise

 

       - Os seus consumidores finais são empresas ou pessoas físicas?

       - Onde moram os seus principais clientes? Eles vivem na sua proximidade? Vem de longe pelo produto?

       - E sobre questões demográficas como gênero, idade, renda, estado civil e escolaridade?

 

Exemplo de Público Alvo: Homem, entre 30 e 50 anos, residentes na região, ensino superior completo, com renda acima de R$5.000, que andam sempre bem vestidos, que valorizam a sua aparência e não se importam com o preço, pois buscam qualidade.

 

Este tipo de pessoa se encaixa como público alvo de diversas alfaiatarias e lojas de artigos masculinos com valores mais elevados.

Concluímos que a mensuração de um publico alvo é de grande valia para o seu negócio, todavia, não deve ser algo rígido e engessado, pois ocasionalmente poderia acabar prejudicando o seu negócio se mensurado de maneira incorreta.

Erros mais comuns:

      - Querer vender somente para pessoas enquadradas nos seus parâmetros de público alvo quando seu produto tem potencial para atender mais mercado. Você deve utilizar esta técnica para te auxilar a vender mais, e não para vender menos...

       - Fazer uma análise incompleta em relação aos seus clientes e público ou não fazer. Este erro pode determinar o fracasso de seu negócio. Tendo em mente o seu público alvo, fazer uma boa campanha publicitária se torna um processo fácil e automático.

 

Seguindo estes parâmetros, é fácil modelar o negócio para concretizar vendas e atingir os objetivos da empresa. Lembre-se que o seu público alvo de pode variar com o tempo, então é bom ficar atento ao mercado.

Para uma analise mais detalhada de seu público alvo, entre em contato conosco, estamos à sua disposição para sanar qualquer dúvida.

Receba conteúdo que agregará valor a você e ao seu negócio GRATUITAMENTE

Entrando na lista Vip Golden Cloud você recebe vídeos, artigos e tutorias exclusivos para que você e seu negócio se destaquem na Era da Informação.